O currículo é uma das ferramentas mais importantes na busca por um emprego. Ele é a primeira impressão que um empregador terá sobre você e, por isso, é essencial que seja bem escrito e estruturado. Uma das principais dúvidas que as pessoas têm ao escrever um currículo é sobre o seu tamanho. Quando é adequado usar mais de uma página? Neste artigo, discutiremos as situações em que isso é recomendado e como fazê-lo de forma eficaz.
Introdução
A primeira coisa que você precisa saber é que, em geral, um currículo deve ter apenas uma página. Isso ocorre porque os empregadores recebem muitas aplicações e não têm tempo para ler currículos muito longos. No entanto, há algumas exceções a essa regra.
Quando usar mais de uma página no seu currículo
- Experiência profissional extensa
Se você tem muita experiência profissional, pode ser difícil resumi-la em apenas uma página. Nesse caso, pode ser apropriado usar duas páginas. Certifique-se de que a primeira página contenha as informações mais importantes, como suas habilidades e realizações mais relevantes, para que o empregador não precise procurá-las na segunda página.
- Educação e treinamento relevantes
Se você possui muitos diplomas, certificações ou cursos relevantes para a vaga, pode ser apropriado usar duas páginas para destacar essas informações. Novamente, certifique-se de que as informações mais importantes estejam na primeira página.
- Portfólio
Se o seu trabalho envolve criação de conteúdo ou artes visuais, pode ser útil incluir um portfólio no currículo. Nesse caso, pode ser necessário usar mais de uma página para acomodar o portfólio.
Como formatar um currículo com mais de uma página
Se você optar por usar mais de uma página para o seu currículo, é importante formatá-lo corretamente para que pareça profissional. Aqui estão algumas dicas:
- Use cabeçalhos consistentes em todas as páginas
Inclua seu nome e informações de contato em todas as páginas do currículo. Além disso, use cabeçalhos consistentes para indicar as diferentes seções do currículo.
- Inclua um resumo executivo
Na primeira página do currículo, inclua um resumo executivo que descreva suas habilidades e realizações mais importantes. Isso ajudará o empregador a entender rapidamente o que você tem a oferecer.
- Selecione informações relevantes
Não inclua informações irrelevantes apenas para preencher espaço. Certifique-se de que todas as informações incluídas sejam relevantes para a vaga.
- Use uma fonte profissional
Use uma fonte profissional e fácil de ler, como Arial ou Times New Roman. Além disso, use um tamanho de fonte de pelo menos 10 pontos para garantir que o currículo seja legível.
- Não se esqueça da revisão
Certifique-se de revisar cuidadosamente o currículo para corrigir erros de ortografia ou gramática. Você também pode pedir a alguém de confiança para revisar o currículo para você.
Conclusão
Em geral, um currículo deve ter apenas uma página. No entanto, em algumas situações ele pode ter até 2 páginas quando for realmente muito relevante para o cargo por isso pense muito bem sempre que for usar mais de uma página no seu currículo.